domingo, 3 de outubro de 2010

ITÁLIA CENTRAL

O vinho é produzido em todas as regiões dos Apeninos, a cadeia de montanhas que se estende pelo centro da Itália. A região é responsável por cerca de um quarto da produção de vinho do país. A combinação do terroir, do clima mediterrâneo e de vitivinicultores especializados elabora alguns dos melhores vinhos da Itália, liderados pelos renomados clássicos da Toscana.
Há diferenças significativas na história e nos estilos de vinificação das várias regiões da Itália Central. A Toscana, que foi um ducado independente enquanto o restante da itália Central era parte dos domínios papais, sempre esteve na vanguarda da qualidade e da inovação. Seu potente tinto Vino Nobile di Montepulciano foi o primeiro DOCG da Itália. Na sequência, vieram o Brunello di Montalcino, Carmignano, Chianti, Chianti Classico e Vernaccia di San Gimignano, o que levou a região a ter o maior número de DOCGs e a maior e mais variada produção de vinhos. Ela disputa com o Piemonte o título de região top do país.
As colinas centrais da Toscana são um centro de excelência em viticultura desde o tempo dos etruscos, e continua lançando tendências que outros têm adotado depois. A Cabernet Sauvignon e a Merlot estão fortemente estabelecidas na Toscana, graças aos vinhos "supertoscanos" que passaram a ser elaborados na década de 1960 por Mario Incisa della Rochetta. Essas clássicas cepas bordalesas agora aparecem também nos vinhos top de outras regiões importantes.

Nenhum comentário: