quinta-feira, 7 de outubro de 2010

ÁREAS VINÍCOLAS DA ITÁLIA CENTRAL - MARCHE

Van Gogh - O Vinhedo Vermelho
Embora venha utilizando cepas internacionais nos últimos anos, a região continua fiel a variedades locais. A Verdicchio domina a cena do vinho branco. Essa variedade singular de Marche é cultivada em duas zonas DOC distintas. As uvas para a DOC Verdicchio dei Castelli di Jesi vêm das colinas a noroeste de Ancona (até 500m de altitude). O termo classico no rótulo indica um vinho da histórica zona de produção em torno da cidade de Jesi. Vinhos superiore têm 0,5% mais álcool do que os classico, e os riserva 0,5% mais do que os superiore. Com uma produção anual de cerca de 24 milhões de garrafas, Castelli di Jesi é a segunda maior DOC da Itália, perdendo apenas para Soave. A Verdicchio di Matelica cresce em uma zona DOC bem menor, mais próxima das montanhas, na província de Macerata. Solos ricos em minerais e um microclima mais frio podem responder pela forte intensidade de seus vinhos, mas o terroir tem menos influência do que os estilos de vinificação, que são muitos e variados. Verdicchio é um branco encorpado com um sabor seco de nozes. Os rótulos mais simples de vinhos não passam por carvalho e são para consumo imediato. Grande parte dos vinicultores também tem seleções especiais, que podem ser acondicionadas em barril ou colhidas tardiamente e, em alguns casos, envelhecer por uma década ou mais. Eles têm toque de maçã madura e damasco e aromas de ervas, de tomilho, funcho e anis.
Quanto aos tintos, a uva principal é a Montepulciano, encontrada em sua versão mais pura no Rosso Conero. Produtores dessa DOC de pequena escala em geral não mesclam a uva, que se desenvolve nos secos solos calcários de Monte Conero, na orla dos subúrbios de Ancona. O resultado é um vinho com notas marcantes de geléia de amora preta e insinuações de violetas e pétalas de rosa. Por outro lado, a DOC Rosso Piceno em geral de um corte de Montepulciano com Sangiovese, o que resulta em sabores mais secos, muitas vezes com toque de cereja ou ameixa. Nesta DOC o termo superiore denota um vinho da área de Ascoli Piceno, que tem o tipo de solo seco e quente adequado à Montepulciano. Rosso Piceno é a maior DOC de tintos em termos de qualidade.
A menor DOC é a Lacrima di Morro d'Alba. O varietal feito da uva homônima tem uma mistura explosiva de aromas de frutas, especiarias e flores. Para obter o efeito máximo, tente o estilo novello - o leve vinho frutado feito para consumo imediato no primeiro novembro após a safra. A produção é pequena (entre 5 e 6 mil garrafas), mas está aumentando. Outro setor pequeno, porém em expansão, é o de vinhos feitos de uvas importadas e engarrafadas sob o rótulo IGT Marche. Os brancos ainda não representam ameaça aos produtores de Verdicchio, mas o Cabernet Sauvignon, o Merlot e o Syrah podem muito bem testar a fidelidade da região às suas próprias variedades de tintos.

Nenhum comentário: